Curso de Graduação em Engenharia de Produção
Publicado: 04/07/2018 - 08:28
Última modificação: 06/12/2024 - 11:04
Trechos de texto elaborado por: Ricardo Naveiro - Professor da UFRJ e Diretor Técnico da ABEPRO - GESTÃO 2004/ 2005
A Engenharia de Produção se dedica ao projeto e à gerência de sistemas que envolvem pessoas, materiais, equipamentos e o ambiente.
Ela é uma engenharia que está associada às engenharias tradicionais e vem ultimamente ganhando a preferência na escolha dos candidatos à engenharia. Ela é, sem dúvida, a menos tecnológica das engenharias na medida em que é a mais abrangente e genérica, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades. O aluno de engenharia de produção aprende matérias relacionadas à economia, meio ambiente, finanças, etc., além dos conhecimentos tecnológicos básicos da engenharia.
Qual a diferença entre engenharia de produção e administração de empresas ?
A engenharia de produção tem um conteúdo tecnológico, isto é, o aluno cursa as disciplinas básicas de química, física e matemática complementadas por um conjunto de matérias de engenharia, tais como: materiais, desenho técnico, eletrotécnica, automação industrial etc... É claro que a profundidade que o aluno estuda essas matérias técnicas é menor do que a dos seus colegas da engenharia elétrica, mecânica, etc.
Ambas as carreiras têm matérias sobre administração, comércio, contabilidade e técnicas de gerência. Na engenharia de produção, essas matérias estão mais voltadas para a realidade industrial.
O curso de engenharia de produção não fica um curso muito superficial, onde o aluno acaba não aprendendo nada ?
Não, o engenheiro de produção é o único profissional do mercado que consegue enxergar os problemas de forma global, não fragmentada. Ele conhece os diversos problemas industriais e as tecnologias que são necessárias para resolvê-los, mas nem sempre é a pessoa que irá se concentrar no detalhe da resolução.
Nesse caso, o engenheiro de produção então depende sempre de outros profissionais para resolver os problemas ?
Isso é parcialmente verdadeiro para os problemas tecnológicos, principalmente para os problemas mais complexos. Mas, nem todas as empresas são do tamanho da Petrobrás. Pelo contrário, a maioria das empresas são de médio e pequeno porte, de tal forma que muitas delas têm problemas tecnológicos de baixa complexidade, perfeitamente resolvíveis por um engenheiro de produção.
Qual é então a área específica de conhecimento de um engenheiro de produção ?
O engenheiro de produção tem como area específica de conhecimento os métodos gerenciais, a implantação de sistemas informatizados para a gerência de empresas, o uso de métodos para melhoria da eficiência das empresas e a utilização de sistemas de controle dos processos da empresa. Tudo o que se refere às atividades básicas de uma empresa, tais como, planejar as compras, planejar e programar a produção e planejar e programar a distribuição dos produtos faz parte das atribuições tipicas do engenheiro de produção. É por isso que o engenheiro de produção pode trabalhar em praticamente qualquer tipo de indústria.
Em que setores da economia trabalha um engenheiro de produção ?
Em vários setores, tais como:
-
Indústrias de automóveis, eletrodomésticos, de equipamentos, etc., enfim setores que fabricam algum tipo de produto;
-
Empresas de serviços, tais como: empresas de transporte aéreo, transporte maritimo, construção, consultoria em qualidade, hospitais, consultoria em geral e cursos, etc;
-
Instituições e empresas públicas, tais como: Correios, Petrobras, Agência Nacional de Energia, Agência Nacional de Petróleo, BNDEs, etc;
-
Empresas privadas de petróleo, usinas de açucar, empresas de telefonia, agroindústrias, indústrias de alimentos, bancos (parte operacional), seguradoras e fundos de pensão;
-
Bancos de investimento (na análise de investimentos).
O que faz um engenheiro de produção ?
Ele pode trabalhar em diversas áreas da empresa:
-
Área de operações: execução da distribuição dos produtos, controle de suprimentos, ...
-
Área de planejamento: estratégico, produtivo, financeiro, ...
-
Área financeira: controle financeiro, controle dos custos, análise de investimentos.
-
Área de logística: planejamento da produção e da distribuição de produtos, ...
-
Área de marketing: planejamento do produto, mercados a serem atendidos, ...
(FONTE: Site da ABEPRO em: http://www.abepro.org.br/interna.asp?p=399&m=440&s=1&c=417 )
Rua 20 - 1600 - Bairro Tupã
Ituiutaba - MG - CEP 38304-402