Curso de Graduação em Serviço Social
Published: 20/01/2020 - 14:04
Last modification: 20/01/2020 - 14:04
O curso de Serviço Social foi pensado para contemplar a realidade local e subsidiar o crescimento coletivo e individual dos acadêmicos que irão intervir na sociedade por meio da sua inserção no mundo do trabalho. A proposta pedagógica aqui apresentada foi construída a partir das reflexões que apontaram para a reestruturação dos cursos da FACIP, dos princípios gerais do ensino de graduação na UFU, das Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, da Resolução n°2/2004 do Conselho de Graduação da UFU e da consulta aos Projetos Pedagógicos (PPs) dos cursos de Serviço Social da UNESP de Franca, da UFVJM e da UNIUBE.
Portanto, as transformações almejadas fazem parte de um contínuo processo de reflexão, cuja preocupação vai além de proporcionar, através de uma política de expansão do ensino universitário, uma educação gratuita e de qualidade. O cerne de tal processo de mudança se insere no conjunto de ações que viabilizam a concretização desses propósitos, ou seja, educação de qualidade, compromisso social, incentivo à pesquisa e manutenção de parcerias, resguardando-se a consolidação de uma educação entrelaçada com o compromisso e com a formação plena do ser humano.
Assim, esta proposta se constrói a partir de um planejamento cuja base de consolidação é a manutenção de princípios estéticos, políticos, éticos que possibilitem abranger uma educação consciente. Nesse sentido, oportuniza, aos acadêmicos e egressos, sensibilidades múltiplas como a criatividade, a efetividade, a curiosidade, o espírito inventivo, a composição de identidades, a convivência com a diversidade, de modo que sejam cidadãos capazes de implementar mudanças pessoais e coletivas, evidenciando o reconhecimento contínuo da prática dos direitos humanos, dos seus deveres e do seu direito à cidadania.
A formação do assistente social é de cunho humanista, portanto, comprometida com valores que dignificam e respeitam as pessoas em suas diferenças e potencialidades, sem discriminação de qualquer natureza, tendo construído como projeto ético-político e profissional, referendado em seu Código de Ética Profissional, o compromisso com a liberdade, a justiça e a democracia. Para tal, o assistente social deve desenvolver como postura profissional a capacidade crítica/reflexiva para compreender a problemática e as pessoas com as quais lida, exigindo-se a habilidade para comunicação e expressão oral e escrita, articulação política para proceder a encaminhamentos técnico-operacionais, sensibilidade no trato com as pessoas, conhecimento teórico, capacidade para mobilização e organização.
O curso de Serviço Social da UFU pretende que ao final da graduação o egresso tenha condições de atender as demandas sociais do Pontal do Triângulo Mineiro e região por meio de ações que permitam criar, analisar e implementar políticas sociais públicas nos estados, municípios e federação, nas organizações da sociedade civil e movimentos sociais, bem como no setor privado. Esse profissional deverá desenvolver e exercer a autonomia intelectual para que possa equacionar os problemas locais por meio de uma visão múltipla e interdisciplinar das inúmeras situações da condição humana. Deverá ainda propor soluções criativas que construam possibilidades para promover o bem estar da coletividade num contexto sustentável. A atuação deste profissional será pautada pelos princípios éticos profissionais do Código de Ética do Assistente Social, da responsabilidade social e do compromisso com a inclusão social.